Uma tecnologia qualquer produz mais efeitos negativos que positivos quando mal utilizada. Devemos utilizar as tecnologias com sabedoria para evitar os efeitos negativos e aproveitar os positivos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vantagens e Desvantagens do uso das novas tecnologias na educação

Estamos vivendo na era das tecnologias, a era da informação rápida. Sendo assim, nós educadores precisamos entrar em um consenso sobre a importância da utilização das tecnologias na educação.

Apesar da tecnologia estar presente em muitos setores da sociedade e quase todos os grupos sociais ter contato com as novas tecnologias da informação, ainda há alguns profissionais que não conseguem ver quais são as vantagens de se utilizar estas tecnologias na educação,  apesar de muitas vezes também não conseguirem descrever as desvantagens.

Portanto vamos refletir um pouco sobre este tema: Quais são as vantagens e as desvantagens da utilização das tecnologias na educação?

14 comentários:

aparecida disse...

TECNOLOGIA E EDUCAÇAO

A TECNOLOGIA VEM CRESCENDO EVOLUINDO VELOSMENTE, EMBORA SEJA ESeENCIAL NAS ESCOLAS, TAMBEM TEM O LADO NEGATIVO PARA QUEM NAO USA AS INFORMAÇOES ADEQUADAMENTE.
NO MUNDO EM QUE VIVEMOS DIFICILMENTE ALGUEM VIVE AUSENTE DAS FACILIDADES QUE AS TECNOLOGIAS NOS OFERECE QUE SAO MUITAS...
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇAO É IMPORTANTE PARA QUE O ALUNO DESENVOLVA NOVOS CONHECIMENTOS, ABILIDADES, POREM MUITAS ESCOLAS NAO ESTAO CAPACITADAS E NEM PREPARADA PARA ESSAS MUDANÇAS.
É IMPORTANTE RESALTAR QUE ALEM DE SABER MANOZEAR, É ESTAR PREPARADO PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS,PARA ASSIM MELHORAR O ENSINO EM NOSSAS ESCOLAS.
PARA QUE ISSO OCORRA O PROFESSOR DEVE CONHECER E SABER ULTILIZAR E COMPRENDER AS TECNOLOGIAS QUE A ESCOLA OFERECE, POREM AINDA EXISTEM PROFESSORES QUE NAO SABEM ULTILIZAR, CAUSANDO CONSTRAGIMENTO ENTRE ALUNO E PROFESSOR, PARA QUE TENHAMOS UMA BOA ESCOLA EQUIPADA COM TECNOLOGIAS TEMOS QUE TER TAMBEM PESSOAS PREPARADAS PARA MANOZEAR OS EQUIPAMENTOS EM SALA DE AULA APROVEITANDO O MELHOR QUE A TECNOLOGIA OFERECE NA EDUCAÇÃO.

APARECIDA. E. C BREDA
ALUNA 3º PERIODO DE PEDAGOGIA
AFONSO CLAUDIO, ES

Unknown disse...

Estamos vivendo na era da tecnologia, onde que a educaçao vem se demonstrando cada vez mais imformada sob esse acontecimento antigamente a educaçao era represnetada por professor ativo e alunos passivos, a educaçao esta sempre tendo novas mudanças o melhor esta agora nos computadores nas salas de aula fasendo que os alunos tem mais conhecimento do que estudam. Isso se renova a cada dia professores mais atualizados no que ensinam, e tudo que essa tecnologia ta oferendo,
isso faz que o aluno se desenvolva melhor aprenda cm mais claresa e fica empenhado de tudo.
Essa tecnologia é fundamental na vida de um aluno e na sociedade.

Anônimo disse...

‘ Vantagens e Desvantagens das Tecnologias’
Sabemos que as tecnologias em geral têm um peso muito importante para nossas vidas. Usamos elas para o trabalho, nas escolas e principalmente dentro da nossa casa. Atualmente, a maioria da população brasileira possui pelo menos uma dessas inúmeras tecnologias existentes em nossa volta. E o uso das mesmas pode e traz conseqüências para nossas vidas, afetando nosso cotidiano. Conseqüências boas e ruins, isso dependerá do uso que fazemos dela, da influencia que nos causa no nosso dia a dia. Se usamos de uma forma consciente, restringindo algumas páginas da internet e ou canais de televisão, seu uso será sadio. Mas se a maioria do seu tempo, você ficar em frente a um computador em redes sócias, em frente à televisão assistindo canais que não vão te acrescentar nenhum conhecimento seu uso será maléfico, isso em casos de pessoas “adultas”. Se fossem crianças, os limites e o acompanhamento do que estariam fazendo em frente ao computador, da televisão e até mesmo celulares, seria responsabilidade dos pais ou responsáveis. Internet e ou outras tecnologias se bem empregadas em nossas vidas traz muitos conhecimentos, mas NUNCA dispense bons livros, jornais, revistas. Gustavo Ioschpe diz: “Alunos que lêem mais têm desenvolvimento melhor, importando pouco o que bem: a correlação é observada para livros, jornais, revistas. Alunos que tiveram pais que leram para eles na tenra infância têm melhor desempenho.” (Veja, 16 de fevereiro, 2011).

Sarah Fernandes

Unknown disse...

Utilizar a tecnologia como meio de educação é, sem dúvida, um grande avanço da humanidade. Com a globalização e a correria do cotidiano, o homem se vê na necessidade de ganhar tempo e, esse tempo, vem de encontro com uma importante necessidade humana que é a de adquirir conhecimento. Desta forma, o campo educacional não poderia ficar de fora, já que vivemos na era da informação rápida.
Atualmente, nossas escolas são equipadas com diversas tecnologias, que ficam a disposição do professor para utilização em suas aulas. Porém, tais equipamentos são pouco utilizados ou utilizados de forma imprópria devido à falta de formação e de informação da equipe pedagógica e do professor e para o uso das mesmas. Tais funcionários precisam se familiarizar com as tecnologias, pois quando tiverem intimidade com esses recursos assim como tem com o livro didático, eles conseguirão, com segurança, usá-los e inseri-los na educação. Contudo, as aulas ficarão mais interativas, atrativas, dinâmicas, e com isso, os alunos terão outro pensamento quanto ao conceito de escola e a aprendizagem acontecerá de maneira significativa.

Sabrina Vettorazzi.

Unknown disse...

Falar das vantagens e desvantagens que a tecnologia nos traz hoje é bem difícil, pois como tudo na vida tem seu lado bom e ruim, mas em pleno século XXI ninguém consegue viver sem tecnologia, seja ela simples ou avançada.
Antigamente demorava se meses ou anos para se obter uma informação, ir até outro país, não tinha variedade de opções, não havia pessoas capacitadas para cada trabalho, nem médicos para tratar as doenças e fazer remédios, resumindo as pessoas morriam mais cedo e tinha uma “qualidade de vida” mais precária e retrograda. Mas com a chegada da tecnologia houve muita rapidez na informação, novas tecnologias foram criadas para dar conforto, acessibilidade, e assim melhorar a “qualidade de vida”, porém com isso houve muitos transtornos, as pessoas começaram a ficar sedentárias, dependentes, acomodadas, introspectivas e distantes, cabe dizer também que as tecnologias geram muita poluição devastando o meio ambiente.
As tecnologias contribuem muito para o aprendizado, graças a ela o aluno pode pesquisar, buscar conhecimentos e assim ter uma aprendizagem significativa, já é comprovado que crianças que tem acesso a TV, internet, rádios, jogos tem um rendimento escolar muito maior, entretanto esses meios vêm acompanhados de programas impróprios para as crianças e é aqui que entra o “X” da questão cabe aos responsáveis fiscalizar o que a criança está assistindo, ouvindo e acessando e as escolas também tem que contribuir capacitando seus professores, montando laboratórios, dando cursos de informática para aqueles que necessitam, para que haja uma aula de qualidade onde exista uma interação( aluno –tecnologia-professor), somente assim o aluno poderá ter sucesso usando as tecnologias.

Giselly

Unknown disse...

A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Com a revolução da tecnologia, pode-se afirmar que a didática sofreu mudanças consideráveis, pois os meios de comunicação como o rádio, a televisão e a internet tem contribuído para que a aprendizagem se dê de forma mais dinâmica, atrativa e célere, devido à grande quantidade de conhecimento que proporcionam, como também, a inclusão social dos menos favorecidos. Dessa forma, a escola deixou e ser o único meio pelo qual se obtém conhecimento, assim, o educador deve estar atento às essas inovações tecnológicas para melhor ministrar suas aulas, estando sempre atualizado, informado e habilitado a auxiliar seus alunos. Com planejamento, o professor encontra na tecnologia uma fonte incrível de recursos, informações e conhecimentos que o ajudarão de forma eficaz na elaboração de suas aulas e no desenvolvimento harmônico de seus alunos.
Todavia, deve-se considerar que há também os aspectos negativos que os avanços tecnológicos revelam na educação, a começar pelos professores, que na maioria dos casos ainda dominam essas máquinas. Outra situação negativa, é que as crianças utilizam a tecnologia sem restrições, o que pode trazer conseqüências trágicas. Nota-se ainda a segregação social que a virtualidade gera, isto é, observa-se uma tendência de individualismo e reclusão das crianças, por terem mais contatos virtuais, em detrimento das relações reais, com pessoas reais, o que provoca um déficit na afetividade. Finalmente, a tecnologia pode também alienar se, o indivíduo se acomodar e se conformar em apenas receber passivamente o que a mídia oferece. O sujeito deve saber distinguir e criticar o que vê, e para isso, é necessário que ele leia, que ele se inteire de forma efetiva do que acontece no mundo. É preciso atitude, capacidade de selecionar o que se vê para então poder opinar com autonomia.
Sonizeti Pilon de Sousa Galvani

Unknown disse...

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

As tecnologias na educação são grandes aliadas quando bem utilizadas, possibilitando uma aprendizagem com eficiência e rapidez.

Percebemos grande interação na busca pelo conhecimento, onde o aluno constrói o processo ensino aprendizagem.

Por outro lado deixamos de ter em nossas bibliotecas escolares alunos leitores que com os livros podem viajar através da imaginação. Sem contar que a escrita também está ficando cada vez pior, mesmo para pesquisas os alunos não procuram mais os livros, tudo é na internet.

A geração atual já nasceu sob a influência de tecnologia e a encara com a maior naturalidade. O nosso desafio é trabalhá-la visando acontecimentos que surgem pelo mau uso da mesma.


Bárbara Meira Vieira

CRISTIANE disse...

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA
Podemos perceber que a tecnologia é fundamental para todos nos, pois com ela podemos ter facilidades, mas se usado de forma indevida pode ser prejudicial´para sua vida, precisamos saber o que acesamos na internet, quais informaçoes sao absorvidas pelas crianças restringindo alguns programas indevidos, para que nao ocorra constrangimento, o uso da tecnologia é essencial para nosa vida, nao vivemos sem essas facilidades.

CRISTIANE SCHULTZ

SUZI disse...

TECNOLOGIAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.
A TECNOLOGIA TRAS VANTAGENS PARA NOSA VIDA, SE FOR BEM UTILIZADA,
MAS PORREM TEM SUAS DESVANTAGENS COMO PODEMOS CITAR ALGUNS: INTERNAUTAS QUE SE PRENDEM A TECNOLOGIA PRIVANDO DENTRO DE CASA E AS VEZES PERDEM A OPORTUNIDADE DE LER BONS LIVROS, SAIR DE CASA CONVERSAR COM AMIGOS.

SUZI

Turma de Pedagogia 2010 disse...

As tecnologias vem trazendo benefícios a sociedade, como saúde educação e informação entre outras comodidades ou seja facilidades que existem em nosso cotidiano. Temos isso como exemplos claros em nosso dia a dia como internet rádio televisão, porém algumas desvantagens vêm afetando a sociedade, pois esses recursos em toda a sociedade, como uso da internet indevido de crianças e adultos, pessoas sendo induzidas formando conceitos não aconselháveis pela televisão, isso com o tempo vem trazendo transtornos o individuo e acaba prejudicando de alguma forma sociedade e o meio onde ele vive.
Marina Coutinho

Unknown disse...

As vantagens e desvantagens das tecnologias

As tecnologias tem trazido vantagens para a educação, mas é ncessário que o professor tenha conhecimento e habilidades necessárias para manuzear estes recursos. Se torna desvantagens quando estas habilidades e conhecimentos não existem,da mesma forma que as tecnologias avançam, nós seres humanos precisamos avançar também, isto é necessário para que ocorra de fato a aprendizagem através destes recursos tecnológicos.

Deniffer Purcino Rosa

Giceli disse...

A maior vantagem que encontramos nas tecnologias que temos nas escolas, é a facilidade que os alunos encontram para explanar os assuntos abordados pelos professores, e o fácil acesso na realização de várias pesquisas e trabalhos que acrescenta o conhecimento dos alunos.

E as maiores desvantagens que temos, é que ao solicitar a pesquisa ao aluno, ele não se esforça para desenvolver o conteúdo pesquisado e concluir com suas próprias palavras, se limitando à apenas plagiar da internet as informações encontradas. Outra desvantagem, são os celulares na sala de aula, que atrapalha tanto o professor ao passar a matéria quanto ao próprio aluno, em prestar a devida atenção no conteúdo abordado.

(Giceli de Oliveira Souza)

Anônimo disse...

Na tecnologia existem vantagens e desvantagens.
Vantagens como, se interagir com pessoas distantes,saber de noticias do mundo todo em instantes, fazer pesquisas,trabalhos sobre diversos assuntos até mesmo aqueles que aconteceram em uma época que você não existiu.
E desvantagens como,se privar de fazer passeios com amigos, família,para ficar em casa ligado em alguma tecnologia,ficar alienado,cômodo,e outros.
Luiza

priscila disse...

Tecnologia representa vantagens pois é conhecinto e busca do saber, é um tema cada vez mais presente na educação,é crescimento tanto pessoal como profissional, hoje em dia tudo é baseado em cima das tecnologias. E para atender esses novos desafios da competitividade, é preciso que tambem tenham talentos humanos diante das tecnologias. Pessoas capacitadas capazes de levar o conhecimento das tecnologias adiante. A principal tecnologia usada dentro da educação, é a informática, e a evolução tecnologica é como uma bola de nove, que cresce a cada dia.

Desvantagens nas teconologias representa pessoas despreparadas diante das tecnologias, pois nao adianta telas e nao saber usar las. Nao se preparar para o uso das tecnologias atuais nos faz distanciar gradativamente do mundo real. PRISCILA