Uma tecnologia qualquer produz mais efeitos negativos que positivos quando mal utilizada. Devemos utilizar as tecnologias com sabedoria para evitar os efeitos negativos e aproveitar os positivos.

domingo, 11 de março de 2012

Tecnologias Aplicadas a Educação

De acordo com Moran as tecnologias quando aplicadas a educação são excelentes para desenvolvimento do processo educar-ensinar-aprender.
Agora que você assisitiu ao vídeo, deixe sua contribuição sobre: "A importância do uso das tecnologias no processo de ensinar-aprender".

30 comentários:

Alice Deorce disse...

No vídeo acima, o professor Moran relata que educar, aprender e ensinar PE um processo educacional entre pessoas que se comunicam através da tecnologia.
A educação é um intercâmbio, um processo de troca onde o aluno é um importante mediador desse ato. Nessa troca de experiências, a tecnologia é uma ajuda muito grande, pois nos proporciona uma maior flexibilidade para uma melhor comunicação. É uma ferramenta de apoio que facilita o processo de ensino-aprendizagem.
Moran cita exemplos de como a tecnologia também pode atrapalhar esse processo, mas ressalta como o professor deve agir quando se depara com certas situações, completando: “Ser professor não é fácil, mas há uma enorme necessidade de bons profissionais. O professor precisa de melhores condições (salário, formação, força de vontade). Ele deve ser um mediador estimulador, para que o aluno tenha gosto pelo aprendizado.”
Outro fator que implica em situações como citado no exemplo em que o professor joga o celular de uma aluna no chão depois que ele toca por mais de três vezes, é saber como agir quando coisas assim acontecem. O aluno gosta de ser tocado, por isso tem a necessidade de ser chamado a atenção pra se sentir percebido, mas com conversa, estimulo e educação e em um momento particular entre professor e aluno.
Portanto, a tecnologia é sim muito importante no processo de aprendizagem, mas o professor necessita de uma boa didática para saber trabalhar e usar essas novidades a favor do aprendizado do aluno.

Jandira Mendes disse...

O processo de ensinar, aprender, educar é de extrema importancia humana e quando diz respeito a tecnologia passa ser uma ponte de aprendizagem para o indivíduo, sendo ela um apoio facilitador para estimular tanto professor quanto aluno neste processo de ensinar, aprender, educar. Pode se afirmar que ao contrário do apoio, a tecnologia também pode atrapalhar, pois o uso incorreto o ensino não consegue atingir o objetivo desejado sendo ela apenas um suporte na educação.
Afinal este processo também depende de um bom profissional e para isso ele deve estar bem preparado e ter uma boa formação e ser um bom estimular para que o aluno passe a se interessar em buscar novos conhecimentos para gostar do que faz, sendo assim o professor deve ter constante comunicação com o aluno complementando então o ensino com a tecnologia.

leoneia disse...

leonéia disse...

Século XXI a era digital – são os avanços tecnológicos que surgem na sociedade, e a obrigam a se aperfeiçoar de modo geral, inclusive nas instituições escolares onde a comunicação é peça fundamental no processo educar, ensinar, e aprender.
Sabendo que todo esse avanço bem utilizado se torna uma ponte entre professor e aluno, por que estes estarão falando o mesmo idioma, já que os alunos do século XXI nascem rodeados por estas evoluções tecnológicas, cabe aos educadores e instituições públicas ou privadas buscar entender e aperfeiçoar a todas estas novas possibilidades educativas, que estão surgindo com toda essa evolução tecnológica.

LEONÉIA M. DE AMORIM
3º PERÍODO DE PEDAGOGIA
AFONSO CLÁUDIO E.S

mariselma disse...

Estamos vivendo na era das tecnologias, a era da informação rápida. Sendo assim, nós educadores precisamos entrara em um consenso sobre a importância da utilização das tecnologias no processo educacional.
Essas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação quando usadas para dinamizar as aulas tornando-as mais interessantes, participativas e mais vinculadas com a realidade de estudo.
Todavia, com ou sem tecnologias avançadas podemos vivenciar processos participativos de compartilhamento de ensinar e aprender por meio da comunicação mais aberta, motivadora, no processo dinâmico e inovador, desde que exista um caminho (uma ponte) entre aluno e professor.
MARISELMA PEREIRA FERRANI
3º PERÍODO DE PEDAGOGIA
AFONSO CLÁUDIO E.S

Tatiane Lopes disse...

A educação é a base formadora de toda e qualquer sociedade, antigamente, a educação era composta por professor e alunos, onde o professor levava o conhecimento até seus alunos. Havia também a educação familiar onde a família ensinava a ter comportamento, sua maneira de se vestir e sua cultura. Com o passar dos anos está havendo uma grande revolução tecnológica onde está influenciando no modo de educar, ensinar e aprender. Essas tecnologias estão levando as crianças a uma formação e um despertar de um papel fundamental no desenvolvimento educacional na sociedade. Essas tecnologias quando bem acompanhadas e orientadas no processo de ensino pode proporcionar um grande conhecimento, uma infinita construção de saberes e uma inclusão social em diferentes áreas dos saber a sociedade e as novas gerações que estão por vir.

JOSSI disse...

É inevitável não falar dessas tecnologias no meio ambiente escolar, não somente como instrumento na educação, mas disputando com professor a atenção dos alunos.
Talvez, não considerálas como um apoio no processo educar - ensinar - aprender, seja errado. Pois o professor quer transmitir experiências, conhecimentos, e o aluno, por outro lado quer ser ativo, participativo.
Também não adianta possuir todas as tecnologias á mão, se a metodologia não evoluir. Portanto não são os recursos materiais que melhoram a educação e sim os recursos humanos (professores - alunos)que fazem a diferença.


JOSSI DE LAIA E SOUZA
3º PERÍODO DE PEDAGOGIA
AFONSO CLAUDIO- ES

JENAINA JASTROW disse...

Essa revolução tecnológica vem acontecendo cada vez mais rápido e sem precedentes. Já ultrapassa os muros da escola.
Hoje, os alunos já estão integrados nesse mundo virtual, e a escola não podendo ficar fora dessa revolução, tenta se apossar da ferramenta tecnológica, porém essa aliança com a educação vem acontecendo lentamente.
A problemática envolvi integrá-la aos saberés que quer transmitir. Isso regue mudanças no processo de educar, novos métodos, estrategias a partir do professor e do aluno maior envolvimento.

JENAINA JASTROW
3º PERIODO
AFONSO CLÁUDIO

CÉLIA DA CRUZ BATISTA disse...

Os elementos tecnológicos na educação são uma necessidade imediata, pois a sociedade vem sendo transformada, surgindo novos modos de viver e de pensar, porém a incorporação dessas tecnologias deve possuir um caráter mais significativo na educação, servir de apoio ao professor, tentar integrar esse mundo virtual com o processo de educar-ensinar-aprender. Más toda escola deve ser transformada, aceitar que essa nova realidade faz parte da vida de todos.
Uma reformulação na educação, com metodologias estrategias diversificadas para esse novos horizontes.

CÉLIA DA CRUZ BATISTA
3º PERÍODO DE PEDAGOGIA
AFONSO CLAUDIO- ES

Anônimo disse...

As tecnologias na área da educação servem como ferramentas de apoio para o professor trabalhar seus procedimentos didáticos, aplicando novas metodologias com o intuito de potencializar o ensino e fortalecer ambientes comunicativos em sala de aula. Dessa forma são necessários bons mediadores com condição e experiências para trabalhar de maneira diferenciada, onde atinja as exigências da realidade com a finalidade de despertar no aluno a troca de conhecimento e o interesse pela aprendizagem.

ANNA ALICE ASCHAUER SILVA
3° PERÍODO - PEDAGOGIA

Anônimo disse...

Com o avanço das tecnologias a educação também está ficando cada vez mais evoluída. Havendo uma grande mudança qualitativa no processo ensino aprendizagem, devido à chegada de computadores e outras invenções nas escolas.
Os professores devem se capacitar nessa área, podendo assim, modificar sua metodologia e da forma mais adequada integrar esses aparelhos eletrônicos em sala de aula.
Despertando interesse nos alunos, dinamizando a aula e tornando-a mais agradável, dessa forma, os alunos aprendem com mais facilidade.

MARIA DE LOURDES RIBEIRO
3° PERÍODO - PEDAGOGIA

Anônimo disse...

Com a evolução e as novas invenções, as tecnologias estão a cada dia mais introduzidas no cotidiano da população, inclusive na escola.
Neste caso, os professores procuram a capacitação na área tecnológica, promovendo a seus alunos aulas mais dinâmicas.
Os alunos por sua vez têm maior interesse pelos conteúdos, aprendem com mais facilidade, colaborando para que o educador ensine com qualidade.

PÂMELLA RIBEIRO RAMIRES
3° PERÍODO - PEDAGOGIA

Anônimo disse...

Muitos são os benefícios que a tecnologia trás para a educação, ou seja, ajuda no processo ensino aprendizagem. Um dos exemplos que podemos citar é a biblioteca virtual, que proporciona ao aluno, comodidade, baixo custo, entre outros. Mas infelizmente alguns, por ocasião de mau uso, acabam atrapalhando a rotina escolar. Como exemplo pode-se citar o celular, sendo este, um meio de comunicação acessível a todos, acaba se tornando um transtorno para o professor, quando usado em horários impróprios na sala de aula.

ROSINÉIA
3° PERÍODO - PEDAGOGIA

Anônimo disse...

Com o decorrer do tempo a tecnologia se tornou peça importante no processo da aprendizagem, fazendo com que as aulas sejam dinâmicas e mais interessantes.
A tecnologia permite encontrar respostas rápidas, e hoje em dia já possibilita pessoas a se formarem em cursos superiores.
No processo de aprendizagem não basta ter apenas tecnologias de ponta, é necessário que haja profissionais qualificados para aplicar sua disciplina com facilidade e sem fugir do conteúdo.


Tayná Pimenta
3° Período de Pedagogia

Anônimo disse...

Nos dias de hoje, conta muito a experiência do professor na sua maneira de educar seus alunos numa sala de aula, seguindo regras e normas de seus superiores. Mas, ensinando seus alunos de acordo com seu ensino escolar adequado a cada série dele, mostrando uma boa relação do aluno com o professor e que o aluno aprenda de sua melhor maneira possível, para que no futuro seja um ótimo profissional, e não só ficando desapontando o professor na sala de aula, como: o celular, conversas paralelas, etc. A tecnologia bem usada é positiva para educar seus alunos, porque educar adolescentes não é fácil. pois o professor não pode falar genericamente e sim abertamente para todos. É pela comunicação que acontece o processo educativo de ensinar e aprender. Claudinéia Medenval Nogueira

Sâmela Rangel disse...

Ao passar dos tempos a tecnologia vem aumentando cada vez mais. Com isso o educador deve se aperfeiçoar, buscando mais conhecimento sobre o assunto, pois ela ajuda muito no desenvolvimento do aluno, basta saber usá-la.
Como tudo na vida tem seu lado bom e ruim ela também possui. Ao utilizar com excelência ela pode facilitar muito a vida, más tende ter um esforço, uma profissionalização na área, pois também pode retardar o conhecimento.
Com o uso da tecnologia na sala o aluno terá mais prazer de freqüentar as aulas, deixando a monotonia de lado.

Izabela Leffler disse...

Desde o início do século as técnologias vem criando espaço e se tornando cada vez mais necessárias.
Hoje tanto para a formação de professores até o conteúdo aplicado em sala de aula, as técnologias se tornaram fundamentais. Na formação de professores ela aparece oferecendo meios de ensino, como a possibilidade de formar-se em uma universidade com o ensino a distância e em sala de aula ela oferece vários meios como um simples rádio a videoaulas em tempo real.
A técnologia se tornou indispensável na formação de educadores apartir do momento em que ela através da internet passou a ser de acessível quem qualquer lugar, onde se encontra respostas imediatas a todos os tipos de perguntas, com isso facilitando qualquer tipo de ensino e dando oportunidade a todos, apesar de ainda existir dificuldades no acesso de alguns meios técnologicos, mas em questão de pouco tempo isso não será mais problema e qualquer um poderá está conectado ao mundo da técnologia.
Para Moran educar, aprender e ensinar é um ato humano e a técnologia não é nada mais que uma ponte que pode auxiliar esse ensino-aprendizagem mais podendo também complicá-lo.
Moran diz que o professor deve ir mais a fundo, tocar mais o aluno, fazer com que ele sinta a necessidade de aprender, de dialogar, porque qualquer conteúdo pode ser encontrado sem nenhuma dificuldade atravéz das técnologias.

Anônimo disse...

Aluna: Marlene Ap. F. Santos

É um processo de comunicação entre dialogo e redes, a educação é um processo de intercambio.
Você tem acesso com o professor e colegas, a finalidade é ensinar.
Hoje estudante e professores vivem momentos difíceis.
Se o professor não tem nada pra falar, usa a tecnologia, de uma forma diferente.
A tecnologia entra nas salas de aula como uma ferramenta para ajudar o professor, a atrair seus alunos a tornar o ensino melhor, mais interessante, não a monotonia de uma mesma coisa na sala de aula.

Anônimo disse...

Aluna: Célia Rodrigues Abreu Seibel

A cada dia que passa a comunicação está cada vez mais avançada, hoje as professoras e alunos estão vivenciando um momento muito difícil dentro da sala de aula, o professor tem que está preparado para qualquer situação que ocorra.
Os professores tem que buscar cada vez mais conhecimentos para poder atender as necessidades do aluno. O professor tem que ser estimulador, que busca conhecer, ter postura, saber motivar o aluno a se interessar cada vez mais pelo estudo.
Os professores devem aceitar cada aluno pelo que ele é, seja de raça, cor, religião, etc. Tem que compreende-los e ajudar em formar os alunos em cidadãos críticos e reflexivo para o mercado de trabalho.

Anônimo disse...

Aluna: Renata de Souza Silva

As tecnologias começam a afetar profundamente a educação, esta sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendário escolar, grade curricular, mas ainda a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora, pois a cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino focados no professor continuam predominando, apesar dos avanços teóricos em busca de mudanças do foco do ensino para o de aprendizagem. Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas, que muitas instituições reproduzirão no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.

Mas enquanto futuros educadores, num mundo globalizado e recheado de recursos devemos ser criativos e incansáveis na busca de métodos que usem as tecnologias e assim estimular nossos alunos o interesse a novos conhecimentos.

Anônimo disse...

CÍNTIA DE JESUS SANTOS
3°PERÍODO DE PEDAGOGIA
A educação é um intercâmbio de trocas, onde o aluno participa e produz novos significados. A tecnologia é utilizada como uma ferramenta para que ocorra a comunicação e por conseqüência um aprendizado de qualidade. É importante lembrar que o professor é a peça fundamental de uma boa educação, por isso, é necessário que o professor esteja preparado para enfrentar os desafios que lhe aparecem. O professor deve ser comunicativo, informado, dinâmico, saber lhe dar com as novas tecnologias que lhe são apresentadas, e cativar os alunos despertando neles a atenção e o interesse pelo conteúdo. Uma tecnologia bem utilizada trará ótimos resultados.

Anônimo disse...

Aluna: Eni de Oliveira Ferreira Scárdua

A tecnologia vai ajudar muito os professores em seu trabalho nas escolas dentro da sala de aula, e vai ajudar os alunos a prestar mais atenção em conteúdos, trabalhando com aulas em 3D e mapas animados. Eles vão se interessar pelas aulas de ciências, geografia, entre outras, que eles normalmente não se mostram interessados. O professor passará a ter uma cumplicidade com o aluno, tornando o tempo muito mais interessante, já que as crianças adoram as tecnologias.

Sônia Aparecida de Medeiros disse...

A educação através da tecnologia e a comunicação entre professores e alunos é a ponte para o aprendizado. Com o avanço das tecnologias as pessoas estão se modernizando. Mas a realidade disponível na tecnologia, além das informações que obtemos para o nosso crescimento educacional, é que devemos usar a tecnologia de forma correta, porque a disponibilidade de informações é variada, e se nós soubermos colher essas informações de forma onde não nos prejudicam profissionalmente, essas podem ser muito boas. A tecnologia é uma facilitadora de aprendizagem junto com a metodologia de ensino adequada. Com isso avançamos para o nosso crescimento educacional e profissional.

Anônimo disse...

A tecnologia sem duvida é uma ponte que liga a educação ao processo de ensino aprendizagem,pois através dela temos acesso a muitas informações e também acessibilidade onde ou em qualquer lugar que estivermos, ela é facilitadora um apoio para nossa vida principalmente para educação .E para que toda essa tecnologia seja totalmente favorável a nós devemos tomar certos cuidados como futuros educadores a fim de que saibamos manuseá-la para podermos auxiliar nossos alunos no uso correto de toda essa tecnologia conscientizando também a família dos benefícios e malefícios de uma tecnologia que esta presente em nosso cotidiano.

TATIAANA G PORTES DANIEL
3° PERÍODO DE PEDAGOGIA

Anônimo disse...

Na entrevista Moran diz que o processo educar, aprender e ensinar é um processo de educação entre aluno e professor e que as tecnologias auxiliam nesse processo para facilitar a aprendizagem. Mas para isso os educadores devem estar preparados e atualizados para acompanhar seus alunos e para que essas tecnologias não sejam utilizadas de forma inadequada.
Essa evolução tecnologica tem o seu lado bom e ruim, pois existem escolas que tem o recurso e não são utilizadas por falta de capacitação dos educadores outras não acompanham seus alunos então não adiantaria de nada toda essa tecnologia se não for usada de forma correta. Para os alunos terem mais interesse aos estudos, é preciso usar todo esse avanço da melhor forma possível.

Daiane Esperandio da Silva
3° Período Pedagogia

Anônimo disse...

A tecnologia possibilita uma aprendizagem melhor, onde o aluno tem mais interesse, fica mais concentrado no que está sendo passado.
O aluno aprende algo novo com uma forma diferente, moderna, mas é preciso ter profissionais qualificados, onde passe para os alunos um conhecimento abrangente, pois a tecnologia permite se encontrar formas diferentes com tudo que o professor precisa para uma boa aprendizagem.

Anônimo disse...

Aluna: Andréia Rocha Moraes
A tecnologia possibilita uma aprendizagem melhor, onde o aluno tem mais interesse, fica mais concentrado no que está sendo passado.
O aluno aprende algo novo com uma forma diferente, moderna, mas é preciso ter profissionais qualificados, onde passe para os alunos um conhecimento abrangente, pois a tecnologia permite se encontrar formas diferentes com tudo que o professor precisa para uma boa aprendizagem.

Bruna disse...

O avanço da tecnologia tem ajudado muito no desenvolvimento da escola, o uso de computadores, microfone, data-show entre outros tem facilitado e incentivado a vida do educador no ensino e aprendizagem.

Com esse avanço, o educador não podendo ficar para traz, tem que se profissionalizar, dando uma aula mais prazerosa para seus alunos.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
A tecnologia desencadeou um grande avanço na Educação, facilitando muito o processo ensino aprendizagem. Com a globalização, veio também as exigências desse novo mundo, em forma de capacitação de profissionais, devendo este, sempre estar bem informado e preparado para atuar com essas modernidades,alcançando seu objetivo principal, o aprendizado do aluno.Porém, se for mal aplicada, pode gerar sérias consequências.
As tecnologias tem um papel importante na escola, pois suas funções são voltadas para uma compreensão mais precisa do aprendizado.
Poliana Ribeiro Camporez 3º período Pedagogia 2012

Anônimo disse...

Com os avanços das tecnologias e globalização, a educação também se modificou, exigindo mais dos profissionais, fazendo com que esses se especializem com capacitações e novos cursos. Os profissionais tem que ter planejamentos, criatividades e habilidade educativa. As tecnologias na educação, sendo bem aplicadas ampliam o processo ensino-aprendizagem, tornando o aprendizado mais satisfatório, alcançando o objetivo desejado.
Solange Aparecida Camporez
3º período em pedagogia

Anônimo disse...

Débora Ribeiro de Oliveira
3° Período de Pedagogia


Metodologicamente o educador precisa aprender como organizar sua sala de aula. Educar e aprender são processos feitos constantemente entre professor e aluno nas instituições educacionais.

Nos dias atuais a tecnologia tem sido um meio de intercâmbio na educação, sendo a internet, o computador e o professor os principais mediadores para que a troca de informações aconteça. Percebemos, portanto, a importância dessa ferramenta na vida das pessoas, ganhando destaque aqui na educação.

No vídeo acima, Moran cita algumas desvantagens que a tecnologia pode causar. Deixa bem claro de como um educador deve se portar perante algumas situações que são vistas apenas na prática. No entanto, tudo que tem suas desvantagens, também possuem suas vantagens quando é usado da forma correta, ficando assim na responsabilidade do professor orientar e observar a desenvoltura dos seus alunos frente a essas tecnologias.